Mercedes-AMG GT3 celebra os 50 anos da AMG
A história da AMG começou em 1967, quando os engenheiros Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, que na época trabalhavam na Mercedes, resolveram sair da marca da "estrela" e abrir uma oficina nos arredores de Estugarda, em Burgstall. Denominada "AMG Motorenbau und Entwicklungsgesellschaft mbH.", o nome da oficina combinava as duas iniciais dos fundadores e o "G", a primeira letra de "Grossapach, a terra natal de Hans Werner Aufrecht.
Avançando para 1990, apareceu a primeira colaboração com a Mercedes, dando origem ao lançamento do C 36 AMG em 1993. Mais tarde, em 1991, a Daimler passou a controlar a empresa e em 2005 tornou-se mesmo o único dono da AMG, sendo que desde então a Mercedes-AMG passou a ser uma subsidiária da Daimler.
Mas enquanto o "híper AMG" não chega (a estreia oficial vai acontecer em Setembro, durante o Salão de Frankfurt), a Mercedes-AMG vai celebrando os seus 50 anos de vida com algumas edições comemorativas. E a mais recente foi apresentada este fim-de-semana, durante as 24 Horas de Nurburgring. Estamos a falar de um Mercedes AMG GT3, homologado exclusivamente para as "pistas", e que vai "conhecer" apenas cinco unidades.
É impossível ficar indiferente ao "look" exterior deste AMG, mas o habitáculo também marca pontos. A consola central, toda em fibra de carbono, é uma das peças centrais, sendo que os painéis laterais das portas e o tablier também têm o mesmo acabamento.
Os cintos de segurança de competição e a "gaiola" de segurança não nos deixam esquecer que estamos numa "máquina" das pistas, mas as várias inscrições "50 YEARS OF DRIVING PERFORMANCE" presentes no interior, bem como uma placa numerada na consola central, lembram-nos que estamos num modelo recheado de história.
Esta versão, homologada em exclusivo para as pistas, segue as pisadas do Mercedes-AMG GT C Roadster Edition 50 de estrada que foi lançado em Fevereiro. Mas tal como referimos acima, a cereja no topo das festividades da AMG será a apresentação do Project One, em Setembro.